terça-feira, 19 de outubro de 2010

Visão geral sobre o cultivo da Uva



Foram trazidas para o Brasil pelos primeiros imigrantes europeus. Acredita-se que as uvas originaram-se na Ásia, tendo sido introduzidas na Península Itálica e na Europa pelos povos gregos. É uma planta trepadeira lenhosa, com gavinhas de fixação e  Atinge até 7 metros de comprimentoFrutifica a partir do 3º ano após o plantio de outubro a fevereiro. Existem diversas espécies de uva, porém as mais conhecidas no Brasil são: uva Itália, Niágara e Paulista.                                     
Deve ser instalado em regiões de temperatura em torno de 22ºC, adapta-se a diversos tipos desolos, mudas para plantio comercial não são sugeridas, e sim o plantio direto do porta-enxerto e após, o enxerto.
Períodos de evolução da uva:
Herbáceo: Vai desde a formação do grão até a mudança de cor da película da baga, Mudança de cor: a baga torna-se túrgida, adquirindo certa elasticidade e amolecendo, à medida que a maturação avança, Maturação: Vai da mudança de cor da uva até a colheita. Dura de 35 a 65 dias, dependendo da cultivar e da região de cultivo Sobrematuração:Essa fase caracteriza-se por certo dessecamento da uva, com conseqüente perda de peso.
Cuidados com a videira: 
Desbrota: A eliminação do excesso de brotos promove uma melhor distribuição dos mesmos. Desponta: A remoção da extremidade dos brotos, equilibrando a vegetação, aumentando o peso médio dos cachos e a qualidade da uva. Desfolha: a remoção de folhas que encobrem os cachos. Eliminação ou desbaste de cachos: São eliminados os cachos de ramos mais fracos, sua finalidade é equilibrar a produtividade e Amarração dos Ramos: fixar as brotações aos arames do sistema na de condução, evitando que as mesmas sejam danificadas ou se quebrem pela ação dos ventos.
Colheita: 
É realizada de 120 a 150 dias depois da poda. A Colheita manual utiliza tesouras especiais, deve-se evitar o contato das mãos com as bagas para não retirar a cera natural da fruta (Segurar os cachos pelo pedúnculo). A uva é uma fruta que resiste pouco ao transporte a longas distâncias, de modo que o mesmo deve ser evitado,também resiste muito pouco ao armazenamento. Assim, ao chegar à indústria, deve ser imediatamente processada.
 
A produção de vinhos, suco de uva e derivados do mercado está concentrada no Rio Grande do Sul, onde são elaborados 300 milhões de litros de vinho e mosto como média anual, representando 95% da produção nacional. No mercado interno, o produtor convive, em alguns anos, com o excesso de oferta no pico das safras. Isto provoca uma significativa redução de preços na lavoura, que se estende para o consumidor.No mercado externo, existem durante o ano duas janelas (períodos) bem claras para a exportação da uva brasileira, quando a oferta de países concorrentes é bem menor. A primeira vai de abril a junho, quando se comercializa normalmente um terço do volume exportado pelo país, e outra, de outubro a dezembro, quando se embarca os demais dois terços do volume total das exportações.                                     
Uva é uma fruta indicada para benefícios de curar diversas doenças.
 A uva, rica em sais minerais, vitamina C e do complexo B, é vitalizadora, calmante, antirreumática, depurativa do sangue, diurética, laxante, tônica para o sistema nervoso, purificadora do sangue, regulariza a circulação, males do fígado, bronquite, refresca os intestinos, melhorando as diarréias, disenterias, distúrbios gástricos, ácidos estomacais. Auxiliam nas hemorragias das gengivas, inchaço, dores nas articulações, nos males pulmonares e cardíacos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário