domingo, 10 de outubro de 2010

Palavras do Norte de Minas

Olá amigos!
Pelos caminhos que tomamos nessa vida conhecemos muita terra boa, habitada por gente igualmente boa.

"Vem nascendo um novo dia.
Com alegria eu quero ver
o amor em cada coração renascer
Eu quero ver,
Eu quero ver.."

É com esses versos que começa a carta que recebi do amigo que fiz na Agriminas deste ano.
As palavras são de Geraldo Gomes, agricultor dedicado de Porteirinha no norte de Minas, guardião da biodiversidade e da cultura popular.
Além de tudo o Geraldo tem uma coleção de sementes crioulas (O que são sementes crioulas ?) com mais de 200 variedades, sendo elas 46 só de feijão e 17 de milho. Nada de semente híbrida, transgênica. Aliás, tudo na roça dele, que tem mais de 25 anos, é feito sem aplicação de agrotóxico. Ele faz o plantia consorciado e experimenta muito para conseguir controlar os insetos e as ervas daninhas. Ele também dá preferência as plantas nativas, já adaptadas: umbú, siriguela, amora, pitanga, cajá, tamarindo.. E aproveita as flores dos cultivares criando também abelhas que lhe fornecem mel, cera e própolis. Sucesso garantido!




Muito bom receber experiências agroecológicas dos mais diferentes lugares desse Brasilsão. Queria aqui agradecer ao amigo por ter me mandado os boletins do Programa Uma Terra e Duas Águas, Material do Sindicato Rural de Porteirinha, Revista da Articulação no Semiárido Brasileiro, Jornal do Milho, Conjuntura da Terra, DVD da Articulação Nacional de Agroecologia  e outros. Quem quiser o material basta deixar um comentário aqui!

Quem também quiser ser mais um elo dessa corrente, envie seu material ou me escreva contando sua experiência na Agroecologia, fique a vontade:
Jéssica Danuza Gonçalves Cruz
Av. Universo n°494 Copacabana - Belo Horizonte, MG
Cep: 31.540-550
ou EMAIL

"Sertão, sabe o senhor. Sertão é onde o 
pensamento da gente se forma mais forte que o poder do lugar."
Guimarães Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário