domingo, 19 de setembro de 2010

Os orgânicos invadem as prateleiras

O mercado de produtos orgânicos é hoje constituído pelo "novo 
 consumidor": consciente das questões de caráter ambiental e social e principalmente ligadas à saúde.
E é por isso que hoje a agricultura orgânica ganha cada vez mais espaço na economia mundial. O segmento de produtos orgânicos tem crescido cerca de 20% ao ano, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento (UNCTAD, 2003) e é o segmento que mais cresce dentro do setor de alimentos.
Vamos dar hoje um enfoque maior para o CAFÉ.
O consumo de cafés especiais, como o café orgânico, gourmet, sombreados e socialmente justos, também está aumentando. Os preços destes cafés no mercado nacional e internacional são mais atraentes para os produtores, como conseqüência de suas características de produção, a qualidade superior e a ainda baixa competição no mercado. (Veja quadro de exportações a seguir)
O pensamento agroecológico vai desde a escolha da espécie, já que isso implica a adaptabilidade do cultivo. Para climas tropicais de altitude como o que temos aqui no sudeste, o café arábica é o mais indicado. Já o Conilon ou café robusta é propício ao clima equatorial baixo, úmido e quente como temos no norte do país. As outras mudanças são em relação aos tratos culturais.
Os esquemas abaixo exemplificam as etapas de pré colheita:



Pode-se acrescentar ai também a compostagem, processo do qual falerei depois, juntamente com o controle alternativo de pragas e a certificação de orgânicos.

É bom destacar que Minas Gerais possui o maior pólo de cafeicultura orgânica do país, na cidade de Machado no sul do estado, consolidada inclusive com uma Feira anual Internacional de Café Orgâncico e curso de especialização (Latus Sensu) no assunto.

O café orgânico foi vendido na Agriminas deste ano no valor de 10 reais o pacote com 500gr.

Quer saber mais ? Click aqui para visitar o site da EMBRAPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário