segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Da Agricultura Familiar & as Políticas de Segurança Alimentar


Na primeira semana deste mês, os belorizontinos  provaram as delícias da roça sem sair de casa.
A 5ª Feira de Agricultura Familiar, a AgriMinas, foi uma verdadeira vitrine da pequena produção rural em Minas. É importante salientar que a agricultura familiar abastace 70% da alimentação no mercado interno.

Doces, queijos, bebidas, hortifrutigranjeiros e artesanatos das mais diversas cooperativas e associações de Minas fizeram da Serraria Souza Pinto um ponto de encontro e de divulgação dos produtos. O sucesso se deve a isso: o cooperativismo pulveriza riscos, capacita os produtores, satisfaz necessidades estruturais comuns, agrega valores ao produto, fortalece o poder de barganha e conseqüentemente melhora a situação econômica dos associados. (Para saber mais sobre cooperativismo, CLIQUE AQUI no site do SEBRAE)

Ainda na feira, os presentes puderam assistir à palestras, uma delas sobre o PNAE/Merenda Escolar e PAA/CONAB e declaração de aptidão ao PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) consiste na compra de 30% da agricultura familiar destinando-a para o consumo na merenda escolar de todos os estudantes da educação básica. O objetivo é oferecer uma alimentação de qualidade, suprindo as necessidades nutricionais dos alunos e garantindo a permanência nas salas de aula.

Já a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), garante os recursos para que agricultores plantem e produzam. Posteriormente,
 o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) incentiva a agricultura familiar através da compra de produtos cultivados por esses agricultores familiares. Há várias modalidades como o PAA Leite nas regiões Norte e Nordeste e a Compra com Doação Simultânea que adquire produtos orgânicos com 30% a mais do preço comum. 

Não obstante, o caminho para o agronegócio mais justo ainda é longo e as conquistas só serão possíveis com uma maior força desta economia que está nas nossas mesas todos os dias



Nenhum comentário:

Postar um comentário