terça-feira, 2 de novembro de 2010

Agricultura Biodinâmica

Olá companheiros!

Dia desses me deparei com o tema que dá titulo ao post e achei que era um bom assunto a se tratar.

A Agricultura Biodinâmica surgiu a partir de um ciclo de palestras nos idos de 1924, dada a agricultores na Polônia, pelo filósofo húngaro Rudolf Steiner. Sua idéia era de que a construção de uma agricultura biodinâmica tem como conseqüência natural à renovação do manejo agrícola, a cura do meio ambiente e a produção de alimentos condignos ao consumo humano.

Esse impulso quer devolver à agricultura sua força original criadora e fomentadora cultural e social, força que ela perdeu no caminho à industrialização direcionada à monocultura e à criação em massa de animais fora do seu ambiente natural.


"A Agricultura é o fundamento de toda cultura, ela tem a ver com todos".

Vamos aqui então aos 10 mandamentos da agricultura biodinâmica:

(1) Correção do Solo (com o intuito de apenas "ensinar" as plantas a mobilizarem e produzirem o que elas precisam.)

(2) Biofertilizantes e Compostos (acelerar o processo de vivificação do solo e/ou nutrir plantas novas.)


(3) Preparo do Solo, Plantio e Tratos Culturais (Plantio Direto, peletização de sementes, consórcio girassol)

(4) Sistemas Agroflorestais (Manter espécies, ex: Açoita Cavalo e a Palmeira que solubilizam o fósforo.)

(5) Manutenção e Diversificação das Espécies (Aumentar a produção e reciclagem da biomassa, aumentar a diversificação de espécies, criar novo eco-nichos e criar modelo de sucessão de ecossistemas.)

(6) Planejamento Paisagístico ( Projetar bem as construções, caminhos, etc)


(7) A vida econômica da Individualidade Agrícola (Escolha criteriosa das linhas produtivas, visando a sustentabilidade econômica da individualidade agrícola, harmonizando as inclinações pessoais com as necessidades sociais e as predisposições naturais da região)

(8) A Individualidade Agrícola como o novo Templo (O sítio ou fazenda torna-se local da verdadeira comunhão da Terra com o Cosmo, a saber, um Templo erguido na natureza.)

(9) Dinâmica do Cosmo e Calendários Agrícolas ( ex.:Se quisermos folhas e massa verde, por exemplo, para a adubação verde, devemos semear em dias de folha, mas um pouco antes da Lua cheia. Se quisermos plantar grãos, como milho e feijão, devemos escolher dias de fruto, mas depois da Lua cheia para evitar que as sementes colhidas carunchem.)


(10)Preparados Biodinâmicos (Uso de preparados a base de chifre, estreco e silica)